terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Como deve ser tratada a questão do preconceito?

Primeiro, com conhecimento.Da mesma maneira que é senso comum que as pessoas não devem passar impunes pelos crimes que comentem, a sociedade por óbvio, tem que permitir que essas mesmas pessoas cumpram suas penas.Além disso, a sociedade deve saber que embora haja criminosos que praticam vários crimes, há pessoas que delinqüiram uma só vez na vida e talvez não voltarão a delinqüir mais.
Certamente esses últimos merecem uma segunda chance. Chance de voltarem a viver em sociedade, chance de terem um emprego, chance de terem dignidade, já que pagaram (ou estão pagando) pelo crime que cometeram.
A partir do momento em que todos passem a conhecer os tipos de condenados e de crimes aos quais normalmente se aplicam esses benefícios, o preconceito tende a diminuir.
Por fim, deve ser enfatizado que a atividade eficiente do Conselho da Comunidade torna possível a redução da reincidência criminosa, pois à medida que se reprimem eficazmente os crimes menos graves e que os sentenciados são acompanhados de perto durante a execução da pena, diminuí-se a impunidade (e também a sensação de impunidade) e se previnem, em muitos casos, a prática de crimes mais graves.

fonte: www.socorro.sp.gov.br/noticias.asp

Nenhum comentário: